• Ligue agora: (31) 3776-5116| (31) 99741-1158
Características Pedras Portuguesas

As Pedras Portuguesas tiveram grande importância na pavimentação das ruas e praças de Portugal. Tanto que foi rapidamente incorporada nas obras arquitetônicas de outros países, assim como aqui no Brasil. Atualmente, ela também passou a ser utilizada nos projetos de decoração de casas, quer seja na área interna ou externa das mesmas.

Essa pedra, de aparência rústica e feita de pequenos pedaços, possui uma grande durabilidade e é cada vez mais procurada para ser usada como revestimento. Enfim, são inúmeras as características atribuídas a esse material de construção e decoração. Por isso, para que você conheça melhor as pedras portuguesas, selecionamos as suas 10 principais características. Veja!

1. As Pedras Portuguesas são atemporais

As pedras portuguesas tiveram sua origem em Portugal, em meados do século XIX, e passou a ser utilizada pela primeira vez no Brasil no século XX. Desde então ela tem destaque na maioria dos projetos de paisagismo. Isso se deve não só pela sua beleza, mas também pela versatilidade desse material.

Uma mostra disso são as verdadeiras obras de arte elaboradas por meio do uso de pedras portuguesas que estão eternizadas no Calçadão de Ipanema no Rio de Janeiro ou no Largo de São Sebastião em Manaus. Tais obras refletem o caráter atemporal desse material, assim como a sua beleza.

Calçada de Pedras Portuguesas - Manaus
Calçada de Pedras Portuguesas em Largo de São Sebastião / Manaus

2. Tem grande durabilidade

Outra característica que merece destaque sobre as pedras portuguesas é a durabilidade. Essas pedras tratam-se de um produto natural que é extraído de rochas. Se bem cuidada pode durar em média 30 anos.

Isso ainda reflete no seu baixo custo, sobretudo se compararmos com os demais produtos do mercado que são usados como forma de revestimento das obras. Como veremos mais adiante, o custo torna-se ainda mais baixo pela facilidade de aplicação das mesmas, que exige pouca mão de obra.

3. As Pedras Portuguesas são muito versáteis

Embora sejam mais conhecidas nos ambientes externos, as pedras portuguesas têm se sobressaído muito nos ambientes internos. Um exemplo disso é seu uso nas fachadas das casas e empresas, em paredes de jardins de inverno, dentre outros ambientes.

Todo o requinte e sofisticação que as pedras portuguesas proporcionam aos ambientes internos a tornam uma peça-chave em qualquer projeto arquitetônico.

De maneira geral, o seu uso como forma de revestimento interno está associado a necessidade do cliente ou da equipe de decoração de chamar a atenção para um determinado local da casa ou empresa.

4. Promove destaque dos ambientes

Compre Pedras Portuguesas

Como citado acima, as pedras portuguesas podem destacar alguns ambientes. Isso ocorre devido ao grande contraste entre as cores e os mosaicos que proporcionam uma grande alteração no ambiente. Além disso, essas pedras conseguem fazer com que qualquer espaço se sobressaia ao restante da casa.

De maneira geral, os espaços em que as pedras portuguesas são usadas para dar mais destaque são as bordas de piscinas, revestimento de paredes e até mesmo fazendo a apresentação frontal de casas.

5. A aplicação das pedras portuguesas é quase artesanal

Apesar de as pedras portuguesas serem de fácil colocação, é preciso ter alguns cuidados na aplicação da mesma. Na hora da instalação, é necessário ter paciência e sempre colocar uma a uma, pois é um produto que deve ser aplicado de uma forma praticamente artesanal.

A pedra deve ser aplicada com cimento e areia se for colocada no chão, caso seja colocada na parede é importante saber que deve então ser aplicada com junta seca.

Também é importante lembrar que a pessoa que está colocando deve ser especializada para que não se perca o produto. 

6. Pode-se criar vários mosaicos

A forma com que as pedras portuguesas serão inseridas na decoração é de suma importância para garantir a beleza do projeto arquitetônico. É possível criar diversos modelos de desenhos e mosaicos utilizando os diferentes formatos e cores da pedra.

Nesses casos, o ideal é contratar um especialista para a aplicação da pedra portuguesa seja planejada e para que ela se adeque ao ambiente. Além disso, as pedras portuguesas precisam ser compradas em grande escala e apenas o profissional pode calcular a quantidade necessária para a realização do projeto. O profissional também poderá planejar o tipo e as cores ideais para compor o ambiente.

Mosaicos de Pedras Portuguesas
Mosaicos de Pedras Portuguesas feitas por Burle Marx, renomado arquiteto paisagista brasileiro.

7. As pedras portuguesas têm aparência rústica

Outra característica que merece destaque é a sua aparência rústica. Devido a serem pedras, elas são naturais e antiderrapantes, portanto, possuem algumas falhas que são consideradas normais.

Como as pedras portuguesas são rústicas, devem sempre ser colocadas com bastante cuidado. Caso não sejam aplicadas com delicadeza, o resultado final da decoração pode não ser como o esperado. Qualquer falha que ocorra na aplicação vai aparecer no visual dos desenhos feitos.

8. Poucos cuidados para manutenção

Devido ao seu material rústico e a técnica de aplicação utilizada, as pedras portuguesas tornam-se bastante resistentes e difíceis de serem danificadas. Isso evita a necessidade da realização de constantes manutenções ou trocas de peças.

9. As pedras portuguesas são fáceis de limpar

Na hora de fazer a limpeza das pedras portuguesas, o ideal é limpar apenas com água e sabão neutro. A pedra portuguesa é natural, logo todo o cuidado deve ser tomado para não estragar sua aparência e os efeitos acabarem aparecendo no meio dos desenhos.

De qualquer maneira, a limpeza dessa pedra torna tudo mais fácil e tranquilo em comparação com outras. Bastam alguns esfregões para que as impurezas sejam eliminadas de vez do piso.

10. Tem um bom custo-benefício

Além de todas as características citadas acima, as pedras portuguesas têm um excelente custo-benefício. Sobretudo, quando levamos em consideração a sua durabilidade, fácil manutenção e limpeza.

Além disso, comprar diretamente de fornecedores de pedras portuguesas com jazida própria, como a Construbel Pedras pode ser ainda mais vantajoso. É possível obter um melhor preço pois não envolve os lucros da loja intermediadora na compra.

Ficou interessado? Entre em contato com um de nossos consultores ou, se preferir, solicite um orçamento sem compromisso. Além dos melhores preços do mercado, nós entregamos os produtos em sua obra. Você vai se surpreender com a qualidade da Construbel Pedras!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*