• Ligue agora: (31) 3776-5116| (31) 99741-1158
Benefícios da Pedra Portuguesa

Vai construir ou reformar e está em dúvida sobre usar a Pedra Portuguesa como revestimento em sua obra? É exatamente para acabar com essa dúvida que esse post existe. Vamos abordar os benefícios da Pedra Portuguesa, assim como os cuidados básicos que você precisará ter para aproveitar a durabilidade desse material.

Além de ser um produto lindo e em conta, a Pedra Portuguesa é considerada um artefato histórico e atemporal na arquitetura. Uma prova disso é que ela surgiu em meados do século XIX e continua sendo amplamente utilizada em obras.

A pedra portuguesa apresenta inúmeras outras características que facilitam qualquer tipo de obra. Mas, para que você possa saber mais sobre todos os benefícios da Pedra Portuguesa pode oferecer para sua obra, continue lendo este post e saiba tudo sobre ela.

Como surgiu a pedra portuguesa?

Antes de conhecer os benefícios da pedra portuguesa, é importante que você saiba um pouco da sua história. A pedra ficou conhecida principalmente pelas famosas calçadas portuguesas. Estas começaram a ser aplicadas nas praças e na pavimentação pública em Portugal.

A aplicação dessa pedra é tradicionalmente realizada em formas de cubos e geralmente possui um enquadramento na forma diagonal. Essa técnica tem sido adotada desde o ano de 1842, quando presidiários a mando do Governador de armas do Castelo São Jorge a aplicaram nas ruas de Portugal pela primeira vez.

Após a primeira utilização da pedra, os portugueses simplesmente entenderam a importância e a beleza das calçadas portuguesas e consequentemente aumentaram as solicitações para pavimentações.

Como a pedra começou a ser utilizada em espaços privados?

Apesar da sua origem, na atualidade ela está sendo muito utilizada em espaços privados e ambientes internos. Porém, nesses casos é preciso levar em consideração o espaço em que elas serão aplicadas. Seu uso não é indicado para locais estreitos, pois existe a possibilidade dessas pedras acabarem machucando as pessoas devido a sua textura diferenciada.

Por serem antiderrapantes, essas pedras podem ser facilmente aplicadas em áreas externas, como nas bordas das piscinas. Ademais, devido ao seu bonito design, elas conferem um ar de sofisticação e bom gosto nessas regiões.

Quais são os benefícios da Pedra Portuguesa?

Agora que você conheceu um pouco sobre esse material, deve conhecer quais são os principais benefícios da Pedra Portuguesa e tenha uma ideia de como aplicá-la em sua obra. Veja!

Benefícios da Pedra Portuguesa: É Versátil

1. Pode ser utilizada em qualquer local

Sim! Um dos maiores benefícios da Pedra Portuguesa é o fato de que ela pode ser utilizada em qualquer local. Desde que, obviamente, tenha espaço suficiente e que possa ser colocada de maneira artesanal, sem uma preocupação com possíveis erros de design.

2. Ela é versátil

O fato de existir diversas cores de pedra portuguesa, traz uma boa margem para criação de designs. Dessa maneira você pode criar o tipo de mosaico que assim desejar, sempre tomando cuidado com o fato de que a reposição poderá ser mais complicada de acordo com as cores escolhidas.

3. A pedra é antiderrapante

Provavelmente você já viu obras em que a pedra portuguesa é usada nos ambientes externos e isso tem um porque. Esse material é antiderrapante e essa é um dos grandes benefícios da pedra portuguesa. Dessa maneira, não existe uma preocupação sobre colocar essa pedra em garagens, áreas de piscina e outros ambientes externos pois as mesmas se adaptam a qualquer tipo de ambiente. Além disso, são ótimas opções para residência com idosos, pois não provocam quedas.

4. Precisa de cuidados simples para manutenção e limpeza

Mais um dos benefícios da pedra portuguesa é sua fácil limpeza. Para que você tenha uma ideia, para limpar é necessário apenas um balde de água e um esfregão. No máximo um sabão neutro, nada de produtos corrosivos ou abrasivos, pois eles podem manchar as pedras.

5. Elas combinam com outros materiais

As pedras portuguesas são muito utilizadas em ambientes decorativos pelo fato delas conseguirem ser facilmente combinadas com texturas e pinturas diferenciadas. Claro que isso também pode variar de acordo com o tipo de decoração que você deseja fazer no interior ou exterior da sua residência ou empresa.

Quais são os cuidados básicos para manter a pedra portuguesa?

Benefícios da Pedra Portuguesa: Limpeza e ManutençãoPara aproveitar os benefícios da Pedra Portuguesa você deve saber qual a melhor maneira de fazer a sua manutenção, afinal essa é a garantia de que o espaço no qual ela foi usada continuará esteticamente bonito por muito mais tempo.

Além disso, caso a manutenção não seja realizada de maneira correta, o produto pode estragar e precisará ser reposto de forma emergencial. E, por mais que essa pedra seja difícil de acumular impurezas, quando a mesma acaba ficando suja, o ideal é limpar imediatamente para que não fique com manchas.

Como a pedra portuguesa é um revestimento natural, é necessário ter muito cuidado ao limpá-la. Tanto que os especialistas na área recomendam que seja utilizado apenas sabão neutro e água em abundância para garantir que não surgirão manchas ou outros tipos de deformidades.

Outro ponto que merece destaque entre os benefícios da Pedra Portuguesa é manutenção. Com uso adequado do esfregão ou até mesmo apenas um pano úmido é possível manter a pedra portuguesa bem conservada. Dessa forma, você conseguirá manter as pedras perfeitamente limpas. Isso fará com que as suas pedras sempre se mantenham limpas e sem risco de ter que repor antes do tempo.

Como ocorre a aplicação da pedra portuguesa?

Mais um dos benefícios da Pedra Portuguesa é sua fácil aplicação. Mas o ideal é que a aplicação seja feita com mão de obra especializada.

Em alguns projetos, a pedra portuguesa é colocada de maneira quase artesanal, pedra por pedra. Essa é considerada a melhor maneira de aplica-la, pois evita o surgimento de falhas no desenho formado.

Outra forma de garantir a boa aplicação e os benefícios da Pedra Portuguesa é se certificar de que são usados cimento e areia nas paredes como forma de rejunte. No entanto, tem que tomar cuidado para que os produtos não manchem as pedras.

Por que escolher a Pedra Portuguesa?

Beleza, sofisticação e toque de requinte. Isso é o que você consegue com o uso adequado das pedras portuguesas. É por esses e outros motivos que ela é considerada uma excelente escolha em obras de construção e reconstrução.

Se você chegou até aqui é porque gostou dos benefícios da Pedra Portuguesa e ela seria uma boa opção para sua obra. Que tal aproveitar para solicitar um orçamento sem compromisso! A Construbel Pedras é das maiores fornecedoras de pedra portuguesa do Brasil e possui uma estrutura completa para entregar o material em sua obra, sem complicação. Clique no banner abaixo e confira!

Faça agora seu orçamento