• Ligue agora: (31) 3776-5116| (31) 99741-1158
Dicas de Revestimentos para Muro

O muro, além de delimitar o espaço da uma propriedade, também confere mais segurança e privacidade para as pessoas que vivem naquele espaço. Porém, engana-se quem acredita que ele precisa ser uma paredona monótona e sem vida. Atualmente, diversas alternativas de revestimentos para muro estão sendo aplicadas para decorar e valorizar a entrada da casa.

Nesse sentido, o muro pode ser funcional sem deixar de agregar beleza e requinte à obra. Com o projeto arquitetônico certo, é possível causar uma excelente primeira impressão que harmonize com o restante do ambiente.

Se você está pensando em construir ou reformar o muro do seu imóvel, fugindo da tradicional e tediosa pintura, o artigo de hoje foi feito para você. Apresentaremos dicas de revestimentos para muro que vão inovar a área externa da sua casa e deixá-la muito mais bonita. Quer ver só?

Cuidados ao escolher os revestimentos para muro

Dedicar um tempo para escolher os tipos de revestimentos para muro certo é uma atitude inteligente. Afinal, diante de tantos materiais disponíveis no mercado, é normal nos sentirmos inseguros sobre qual é o ideal. O mais importante é estar de olho nas vantagens e desvantagens de cada um deles, ponderando sobre qual atende melhor às nossas necessidades.

Quer acompanhar as tendências de decoração e arquitetura sem deixar de lado a funcionalidade? Então preste atenção se as opções de revestimentos para muro que você mais gostou tem:

  • Resistência e durabilidade: para que não seja necessária uma substituição e todo o transtorno da obra novamente, o ideal é sempre optar por revestimentos para muro confiáveis e realmente indicados para o tipo de projeto em que ele se aplica;
  • Segurança: não basta ser bonito, o muro também precisa garantir a proteção da família que reside no imóvel que ele guarda;
  • Limpeza e manutenção: para que fique sempre com um aspecto apresentável, a limpeza e manutenção dos revestimentos para muro faz-se necessária. Entretanto, quanto mais prática e simples de ser realizada, melhor;
  • Sintonia com a fachada do imóvel: se o muro destoar muito do restante da propriedade, ele acaba se tornando chamativo pelos motivos errados. Prefira um material de bom gosto e combine com o restante do espaço.

5 tipos de revestimentos para muro para inspirar a sua obra

A seguir, confira os revestimentos para muro mais indicados e que atendem aos requisitos explorados no tópico anterior. Qual deles combina mais com o seu gosto pessoal e necessidades? Acompanhe a seguir e faça sua escolha!

1. Pedras decorativas

Como número 1 nesta lista, certamente as pedras decorativas naturais são as favoritas da maioria dos consumidores. E não é à toa. Tanto que existem outros revestimentos que são fabricados justamente procurando “imitar” a beleza e praticidade da pedra – o que nem sempre conseguem.

As pedras decorativas podem ser utilizadas em filetes ou cubos nas mais diversas dimensões. As colorações também podem variar e se integrar harmoniosamente com a vegetação e a fachada da residência. A manutenção é super simples e, como se não bastasse, as pedras ainda são naturalmente resistentes, nunca saem de moda e trazem conforto térmico.

A saber, um excelente exemplo de uso da pedra natural que viabiliza infindáveis combinações, sempre trazendo personalidade e bom gosto, é o mosaico de Pedra Portuguesa. Pois é, os cubos de calcário e basalto estão saindo das calçadas e espaços públicos para ocupar as paredes. E inclusive servindo como revestimentos para muros. E ficam muito estilosos, não é mesmo?

Confira nosso artigo Muro com Pedra Portuguesa: 8 razões para apostar nesse tipo de revestimento.

Revestimentos para Muro: Pedra Portuguesa
Muro revestido em Pedra Portuguesa branca com um mini jardim decorando o ambiente

2. Tijolos de demolição

Depois da tendência sustentável da madeira de demolição, agora é a vez dos tijolos de demolição ocuparem espaço em diversos projetos. Essa é uma versão ainda mais rústica do já conhecido tijolo a vista, com a vantagem do reaproveitamento inteligente de recursos.

O resultado final fica ainda mais bonito quando combinado com outros elementos como vidro, metais, madeira e pedras decorativas. Entretanto, a desvantagem de usar esse material como revestimentos para muro é a necessidade de impermeabilização e o acúmulo frequente de sujeira.

Revestimentos para Muro: Tijolo de Demolição

3. Cerâmicas e porcelanatos

As cerâmicas e porcelanatos podem ser aplicados como revestimentos para muros. Todavia, é imprescindível que seja escolhido um tipo de produto destinado especialmente para esse fim.

Precisamos considerar também que as peças perdem o brilho com o tempo, sem falar que podem se quebrar ou lascar com uma leve pancada. Nem sempre encontramos peças para reposição com a exata tonalidade em diferentes lotes. Por isso, é preciso considerar a compra e o espaço para armazenagem de placas extra.

Revestimentos para Muro: Cerâmicas e Porcelanatos

4. Madeira

O uso da madeira como revestimentos para muros é mais caro, embora dê um ar sofisticado que combina muito bem com plantas e também com os materiais no seu entorno. São inúmeras as variedades de estilo e tonalidades, ainda que somente as madeiras tratadas com impermeabilizantes possam ser empregadas na área externa.

Esse tipo de revestimento demanda de uma manutenção mais minuciosa. Ele pode atrair cupins e outros animais indesejados, além de se desgastar mais rápido diante das intempéries. Por isso, fique atento em como e onde utilizar a madeira.

Revestimentos para Muro: Madeira

5. Jardim vertical (muro verde)

As cercas vivas não são as únicas que possuem fãs. Também é plenamente aplicável a instalação de jardins verticais como revestimentos de muros já finalizados. Geralmente combinadas com madeira ou pedras decorativas, as folhagens e flores trazem mais vida e cor para a área externa da casa.

A principal desvantagem diz respeito à manutenção. Usualmente, o acompanhamento de um jardineiro é necessário, para que ele faça a poda e a troca das plantas conforme a estação e de maneira adequada. O cuidado para que a terra não provoque sujeira no entorno é outra preocupação a ser observada, bem como a regagem frequente nas épocas de estiagem.

Revestimentos para Muro: Muro Verde

E então, qual foi a sugestão de revestimentos para muros que você mais gostou? Conte para a gente na área dos comentários. E lembre-se que a equipe da Construbel Pedras está sempre pronta para lhe atender e tirar as suas dúvidas. Somos especialistas nas principais pedras decorativas no mercado, faça um orçamento para sua obra sem compromisso, basta nos contatar.

Voltaremos em breve, com mais dicas exclusivas no nosso blog. Enquanto isso, continue nos acompanhando nas redes sociais. Até mais!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*