• Ligue agora: (31) 3776-5116| (31) 99741-1158
Calçada em Pedra Portuguesa

A fachada, a entrada e as calçadas de um imóvel dizem muito sobre aquela propriedade e as pessoas que ali habitam. Como bem sabemos, a primeira impressão é a que fica. Por isso, investir na decoração da calçada em pedra portuguesa é uma atitude estratégica que acaba por valorizar a residência como um todo.

As vantagens em optar por esse tipo de revestimento são inúmeras. Ele permite uma série de combinações e mosaicos interessantes, desde os minimalistas aos mais ousados. Vale destacar, também, que a calçada em pedra portuguesa possui atributos intrínsecos que a torna ideal para esse tipo de espaço.

Você saberá mais a respeito das características dos elementos que compõem a calçada em pedra portuguesa a seguir. Além disso, poderá conferir 7 dicas de projetos que incluem essa técnica na sua execução. Aproveite e se inspire!

O que é e quais a vantagens da calçada em pedra portuguesa?

Vantagens da Pedra Portuguesa

A calçada em pedra portuguesa, também conhecida como mosaico português, já é uma companheira constante no nosso dia a dia. Afinal, ela está presente em grande parte dos ambientes públicos de centenas de cidades brasileiras. A técnica consiste no encaixe de pequenas pedras portuguesas, uma rente a outra, formando imagens e padrões específicos.

A escolha do revestimento de praças, largos, calçadões e outras vias públicas com esse método tem como origem a tradição portuguesa. Nossos colonizadores traziam as pedras como contrapeso em seus navios. Também foi em Portugal que os mosaicos foram utilizados para adornar as calçadas inicialmente, mas acabaram tomando conta de todas as nações lusófonas.

A calçada em pedra portuguesa não é uma das opções favoritas apenas por questões estéticas. Quando bem assentadas, elas conferem muita praticidade na manutenção e são extremamente resistentes. Pedestres e veículos podem circular sobre elas com toda a segurança. A limpeza da superfície também é simplificada.

Nos últimos anos, diversos projetos arquitetônicos passaram a incluir constantemente as calçadas em pedra portuguesa, bem como o revestimento de paredes com a mesma matéria-prima e metodologia. A inspiração que veio das ruas, ganhou toques de requinte e elegância. Prova disso, são as ideias que apresentaremos no tópico seguinte para você revestir sua calçada. Veja só!

6 dicas para decorar a frente de casa com a calçada em pedra portuguesa

Atualmente, o tradicional preto e branco das calçadas em pedra portuguesa vem sendo complementado por outras cores ou itens do paisagismo. A combinação com diferentes materiais também fica muito bonita. Inúmeros conceitos e estilos podem ser contemplados no seu projeto.

Na Construbel Pedras, dispomos de diversas tonalidades de pedra portuguesa, extraídas em jazidas próprias. São tons de branco, preto, cinza, creme, amarelo, vermelho e até mesmo multicor. Com elas, você pode soltar a sua imaginação e criar decorações criativas, tais como:

1. Calçadão icônico

Calçada em Pedra Portuguesa estilo Calçadão de Copacabana

Aqui, o padrão icônico da orla da praia de Copacabana estampa mais um calçadão. Inspirado nas ondas do mar, o mosaico se tonou ainda mais famoso com o projeto de Burle Marx para a cidade maravilhosa. Esse é um dentre tantos cartões postais que possuem calçada em pedra portuguesa e que podem ser homenageados no seu projeto.

2. Curvas em destaque

Calçada em Pedra Portuguesa estilo curvas

As curvas na entrada desta garagem foram destacadas pelas faixas em cores alternadas da calçada em pedra portuguesa. Sem sombra de dúvidas, o estilo charmoso chama a atenção de todos que passam por ali.

3. Calçada com degradê

Calçada em Pedra Portuguesa estilo degradê

A calçada em frente à esta propriedade, ganhou 3 tons de pedra portuguesa: vermelho, creme e branco. O gradiente formado por elas, embora tenha um desenho simples e mais fácil de executar, conferiu estilo e valorizou a presença das árvores e demais plantas.

4. Estilo bucólico

Calçada em Pedra Portuguesa estilo bucólico

A delicadeza da combinação de cores fez com que o branco ficasse mais brilhante e intenso. Combinada com o jardim, essa rampa de acesso à garagem ficou um charme.

5. Faixas intercaladas com grama

Calçada em Pedra Portuguesa intercalada com grama

Intercalar a calçada em pedra portuguesa com grama facilita a absorção da água da chuva e evita poças. Isso sem mencionar a beleza da combinação.

6. Formas geométricas simples

Calçada em Pedra Portuguesa em formas geométricas

Quando as formas da estrutura da casa consistem em linhas retas, as formas geométricas simples da calçada em pedra portuguesa ornam melhor com o projeto. O paisagismo também recebe destaque e é valorizado.

DICA EXTRA: Calçada interna integrada com o jardim

Calçada Interna em Pedra Portuguesa

O ambiente a céu aberto demanda de itens naturais e mais rústicos. Neste caso, a sintonia entre as folhagens e demais plantas, com as características naturais da calçada em pedra portuguesa é um dos maiores trunfos do projeto. Os móveis amadeirados também caem como uma luva para o espaço.

Gostou das ideias? Que tal compartilhar nas suas redes sociais? Aproveite também para seguir a página da Construbel Pedras no Facebook e ficar sempre por dentro das nossas novidades. Até mais!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*