• Ligue agora: (31) 3776-5116| (31) 99741-1158
Como assentar a Pedra Portuguesa

Você está pensando em fazer uma obra e utilizar a pedra portuguesa, mas e agora? O próximo passo é fazer a aplicação, mas afinal como assentar a pedra portuguesa? Apesar de ser um tipo de revestimento quase artesanal e que necessita de poucos materiais para seu assentamento, é preciso ficar atento à melhor maneira de aplicá-la. Ao saber o que precisa ser feito durante esse processo, você garante bons resultados e a durabilidade que esse tipo de material possui, geralmente.

Antes de qualquer coisa, é preciso que você tenha em mente que diferente do que muitas pessoas pensam, não é necessário investir em grandes quantidades de cimento, areia e água para realizar esse tipo de obra. Aqui iremos explicar exatamente como assentar a pedra portuguesa e o que de fato é necessário para realizar a obra sem nenhum risco ou prejuízo.

O que é a pedra portuguesa

Antes de aprender como assentar a pedra portuguesa vamos só esclarecer exatamente o que ela é. O surgimento dela remete ao século XIX, quando o governador de Portugal solicitou aos prisioneiros a confecção de uma calçada com as pedras portuguesas. O resultado ficou tão bom que as mesmas foram utilizadas nos mais diversos projetos urbanísticos do país.

A beleza da calçada portuguesa é de um encantamento tão grande, que passou a ser amplamente utilizada nas antigas colônias de Portugal. No Brasil, temos um famoso exemplo da calçada portuguesa no calçadão de Ipanema e em Copacabana no Rio de Janeiro.

O assentamento da pedra portuguesa não é muito complexo, porém o cuidado deve ser dobrado visto que elas formam desenhos harmoniosos ou não dependendo justamente do assentamento dessas pedras.

Vantagens da pedra portuguesa

As vantagens de usar a pedra portuguesa são grandes. Primeiro pelo fato de que a pedra portuguesa não absorve calor e nem umidade. Além disso, elas são antiderrapantes e possuem uma grande variedade de cores que são essenciais para a elaboração dos mosaicos.

Outro ponto que também merece destaque é a durabilidade desse material. Quando bem cuidado pode manter a sua beleza por até 30 anos. Por isso, pode-se afirmar que vale mesmo a pena investir no uso de pedra portuguesa para qualquer tipo de obra.

7 passos de como assentar a pedra portuguesa em sua obra

Confira abaixo algumas dicas essenciais de como assentar pedra portuguesa sem mistério:

1. Escolha o formato ideal da pedra portuguesa

A escolha do formato da pedra ideal para sua obra é a primeira dica sobre como assentar a pedra portuguesa. Devido ao seu formato irregular, característico das pedras, é importante escolher aquela que mais se adeque ao local em que você deseja aplicá-las, sem que isso atrapalhe o design e o bom funcionamento da sua aplicação.

2. Contrate mão de obra especializada

Entender como assentar a pedra portuguesa pode sim parecer fácil e até bem simples. Porém, o ideal é solicitar uma mão de obra especializada para efetuar a aplicação da mesma. Entenda que dessa maneira você estará se resguardando de possíveis prejuízos com o design ou até mesmo referente a perdas do produto pela má utilização.

3. Planeje a aplicação

Você pode aplicar a pedra portuguesa onde bem entender, afinal ela é bastante versátil e pode ser usada tanto em ambiente externo quanto no interno. As pedras portuguesas para a decoração são sempre uma boa pedida, visto que elas já são consideradas pedras decorativas.

Você está aprendendo como assentar a pedra portuguesa, mas antes disso é importante ter um planejamento em mente quais desenhos deseja criar, se deseja pavimentar, revestir ou até mesmo apenas decorar. Após definir esse planejamento, aí sim é importante pesquisar as cores disponíveis e quais as melhores formas de assentar essas pedras.

É importante lembrar que existem muitas cores disponíveis para sua decoração. Lembre-se de pensar antes no seu projeto arquitetônico e no design que você deseja criar para identificar quais cores irão compor melhor o ambiente.

4. Prepare o terreno

A preparação do terreno é outro passo importante de como assentar a pedra portuguesa. A recomendação é que antes do assentamento das pedras, o terreno esteja sem nenhuma irregularidade. Assim como deve estar livre de quaisquer pedras ou inconformidades que possam afetar a aplicação das pedras na região. Escolha sempre terrenos planos e amplos, para que os resultados visuais fiquem mais bonitos.

5. Realize a aplicação das pedras

Comece os passos citados acima de como assentar a pedra portuguesa pegando a argamassa que deve estar seca e assente as pedras sobre ela. Para fazer essa argamassa, use 1 parte de cimento e 3 de areia. Entenda que você deve saber exatamente que as pedras devem sempre ficar bem travadas juntamente umas às outras. É importante que não tenham vãos entre elas.

Saiba que depois que você assentar as pedras, você deve então misturar cimento e areia, numa proporção maior de areia para preencher todos os vãos de areia.

6. Nivele as pedras corretamente

Depois de ter aprendido toda a parte inicial de como assentar a pedra portuguesa, agora é a hora de apertar as pedras com um soquete. Essa ferramenta consiste em uma tábua larga que servirá para nivelar corretamente seu piso. Ao terminar esse processo, você deve então pegar e regar calmamente com um pouco de água por cima das pedras. Para isso, utilize uma vassoura, mas não remova a argamassa.

7. Faça um bom acabamento

Esse passo só pode ser realizado 24 horas após o nivelamento e aplicação das pedras. Nele, você irá jogar água de forma mais abundante sobre as pedras.

Agora, o passo seguinte é manter seu piso úmido em torno de 5 dias. Procure evitar todo e qualquer trânsito sobre o local em que você assentou a pedra portuguesa. Caso contrário, você poderá ter alguns problemas posteriormente.

Bem simples aparentemente, porém qualquer erro pode ficar bem evidente. E lembre-se que se ficar qualquer espécie de mancha de argamassa e/ou cimento a mesma deve ser imediatamente retirada e a pedra deve ser limpa. Do contrário, as manchas podem ficar e não sair mais, tornando o design um pouco mais grosseiro.

E aí, conseguiu aprender como assentar a pedra portuguesa sem mistério? Ficou claro que basta poucos materiais e alguns cuidados simples para que a pedra portuguesa seja aplicada. E claro! Com um resultado incrível.

Se você ficou com alguma dúvida? Basta nos enviar uma mensagem no campo de comentários abaixo. Até a próxima!

2 Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*