• Ligue agora: (31) 3776-5116| (31) 99741-1158
Pedra Portuguesa Branca na Decoração

Reafirmando-se a cada ano como uma forte tendência, as pedras naturais aparecem das mais diversas formas na decoração de interiores e áreas externas. Até mesmo acessórios estão recebendo estampas que buscam reproduzir a beleza desse tipo de material. E, dentre as pedras naturais, a pedra portuguesa branca é uma das alternativas que confere mais personalidade e requinte para qualquer ambiente.

A textura, o formato e a versatilidade da pedra portuguesa branca são características marcantes nesse tipo de material. É muito fácil de incluí-la em lugares estratégicos para que se torne protagonista. Além disso, pode ser usada para destacar outras cores, objetos e mesmo a iluminação. De qualquer maneira, ela sempre abre espaço para a criatividade.

Não apenas nos pisos, mas também nas paredes, a pedra portuguesa branca é um recurso acessível, muito resistente e digno de elegantes composições. Vai bem tanto em espaços contemporâneos, minimalistas ou retrô como também em espaços mais rústicos e naturais.

Para a publicação de hoje, preparamos dicas de design e decoração que incluem a pedra portuguesa branca nos ambientes da sua residência. Você perceberá como é fácil e divertido acrescentar essas peças em diferentes espaços e com diferentes propósitos. Quer ver só? Acompanhe conosco!

A inspiração que vem dos calceteiros portugueses

A pedra portuguesa branca chegou ao Brasil por intermédio de nossos colonizadores, usadas como contrapeso em seus navios. Os mosaicos por ela formados são presentes também em outras localidades com influência lusitana, como Macau, Moçambique e Açores.

O profissional que trabalha com esse tipo de arte é chamado mestre calceteiro. É muito comum vermos suas composições em praças e calçadas públicas. Sua atividade é minuciosa e consiste em encaixar uma a uma das pedras portuguesas ordenadamente.

Por conta disso, a instalação desse tipo de revestimento deve contar com a escolha de uma mão de obra especializada. O serviço é artesanal, precisa ser impreterivelmente bem cuidadoso e comprometido. Em compensação, o resultado final consiste em uma verdadeira obra de arte atemporal.

Seja contrastando duas ou mais cores, utilizando apenas uma tonalidade ou simplesmente brincado com o relevos, posições e texturas, o efeito proporcionado pelas pedras portuguesas é sempre incrível. Não é por acaso que os profissionais da arquitetura e da decoração têm grande apreço por esse item em seus trabalhos.

Aplicação da pedra portuguesa branca na decoração

A variedade de cores das pedras portuguesas é grande. Na Construbel, por exemplo, contamos com uma gama que passa pelos tons: branco neve, branco gelo, amarelo, cinza, creme, preto, vermelho, multicor e paralelepípedo (você pode visualizá-las clicando aqui).

Contudo, hoje vamos nos deter a mais procurada quando o assunto é decoração de interiores e exteriores: a pedra portuguesa branca. Nos tópicos a seguir, demonstraremos como ela é capaz de criar uma atmosfera única e de bom gosto, independentemente da área da casa ou de seu estilo.

1. No hall de entrada ou no corredor

A pedra portuguesa branca propicia um efeito interessante em grandes painéis, mas também não deixa a desejar nos pequenos espaços. Pelo contrário, torna-se um detalhe sofisticado, especialmente se combinado com uma iluminação que favoreça a textura.

Os revestimentos de lareiras e paredes que acompanham escadas também são inclusos dentre as possibilidades de aplicação da pedra portuguesa branca. Se contrastadas com madeira ou metal, elas enaltecem a particularidade de cada material.

Contudo, tome cuidado para não criar um efeito negativo em ambientes extremamente pequenos. Principalmente se tiver uma circulação intensa de pessoas que podem machucar o braço ao bater nas pedras da parede.

Pedra Portuguesa Branca em Escadas

2. Na sala

A capacidade que a pedra portuguesa branca tem de destacar paredes específicas em ambientes como a sala de estar ou de jantar é incrível. Ela pode muito bem substituir papéis de parede ou pinturas coloridas. Também faz uma boa contraposição com a tela preta dos aparelhos de televisão, como painel para a tv.

Mais uma vez, o uso de spots direcionados ou de lâmpadas estilo AR 70 são um toque indispensável para criar aquele efeito de cenário de novela. Não há quem deixe de perceber o aconchego e a valorização que tal detalhe confere.

Pedra Portuguesa Branca na Sala de Jantar

3. Na cozinha

Em cozinhas com conceito aberto, estilo americana, a bancada ganha um toque especial quando recebe pedras portuguesas brancas. Uma ideia criativa é aplicá-las formando losangos ou hexágonos, pois remetem às graciosas colmeias de abelhas.

Pedra Portuguesa Branca em Bancadas

4. No quarto

Escolher uma das paredes do quarto para salientar com pedras decorativas já é de extremo bom gosto. Se a opção for pedra portuguesa branca, melhor ainda. Fica lindo tanto com mobília clara como escura ou amadeirada. A combinação com espelhos é uma boa dica.

Pedra Portuguesa Branca em Quartos

5. No lavabo

O banheiro é um dos espaços que mais denota refinamento, quando apresenta pedras naturais. A pedra portuguesa branca amplia o espaço e cria texturas fantásticas em lavabos. Ela pode ser facilmente combinada com os demais pisos, louças e revestimentos escolhidos para esse espaço.

Pedra Portuguesa Branca no Lavabo

6. Em áreas externas

Quando utilizadas no piso de áreas externas, seja em varandas ou garagens, as pedras portuguesas criam um ar singelo que se integra perfeitamente com a natureza presente nos jardins ou na paisagem. Combinadas com móveis de madeira também fica encantador.

No entanto, novamente, não é apenas ao chão que a aplicação da pedra portuguesa branca se restringe. Ela pode ser uma alternativa mais elegante e refinada ao clássico tijolo de barro em revestimento de churrasqueiras, por exemplo. Já em jardins verticais, as pedras destacam a beleza das plantas.

Pedra Portuguesa Branca em Áreas Externas

Manutenção e cuidados com a pedra portuguesa branca

Embora seja branca, o cuidado com a pedra portuguesa nos ambientes que apresentamos como sugestão não é complicado.

A manutenção desse tipo de pedra NÃO demanda o uso de produtos abrasivos como a água sanitária. Basta água, sabão neutro e uma escova para tirar o pó e pronto. Nos ambientes externos, é possível fazer uma limpeza mais profunda periodicamente com máquinas de jato d’água.

Se você ficou com alguma dúvida referente à instalação ou manutenção do revestimento em pedra portuguesa branca, não hesite em nos contatar. Fazemos questão de atendê-lo e sanar todas as suas dúvidas.

Ou, se as nossas dicas te ajudaram a decidir pela pedra portuguesa para decorar sua casa, solicite um orçamento sem compromisso! A  Construbel Pedras possui jazidas próprias e por isso consegue oferecer os melhores preços do mercado. Fale conosco antes de fechar qualquer negócio.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*