• Ligue agora: (31) 3776-5116| (31) 99741-1158
Calçada com Pedra Portuguesa

A calçada com pedra portuguesa, também conhecida como petit-pavê ou mosaico português, resulta da junção de pedras portuguesas de pequenas dimensões. Juntas, elas constituem padrões decorativos artesanais únicos. Essa técnica tem se tornado uma das mais presentes nos projetos arquitetônicos atuais.

Foi em meados do século XIX que a calçada com pedra portuguesa se popularizou. Mas a sua trajetória vem de longa data, tendo inspiração nos mosaicos romanos e bizantinos. Não apenas em Portugal, mas em diversos países que receberam influência lusitana, os passeios, praças e calçadas com pedra portuguesa são encontrados com facilidade.

Incialmente, sua aplicação formava o padrão em “zig-zag” em preto e branco, conhecido atualmente como chevron. Com o tempo, o calcetamento começou a apresentar arabescos e outras formas mais elaboradas, bem como cores diferenciadas. De qualquer maneira, um projeto público ou particular que inclui calçadas com pedras portuguesas é sempre digno de atenção e apreço.

No artigo de hoje, você encontrará as principais vantagens em optar pela calçada com pedra portuguesa, além de saber como é feito o cálculo correto da quantidade de material para construí-la. Veja só.

As vantagens em fazer a calçada com pedra portuguesa

A qualidade das rochas utilizadas para fazer uma calçada deve obedecer a algumas características específicas. E  a pedra portuguesa é uma boa opção para esse sentido. Sua superfície apresenta todas as propriedades fundamentais que se espera para um local onde pedestres e veículos podem circular sem preocupações, tais como aspereza e robustez.

Entre as vantagens mais relevantes que fazem com que a escolha pela calçada com pedra portuguesa seja realizada, estão:

  • Custo-benefício: embora a pavimentação com pequenas pedras seja um trabalho elaborado, ele não é tão caro quanto se imagina. Além disso, o resultado final e sua durabilidade da calçada com pedra portuguesa certamente fazem valer a pena o investimento;
  • Resistência: quando as pedras escolhidas são de qualidade e o trabalho de assentamento da pedra portuguesa é bem feito, a resistência da via torna-se um dos seus principais trunfos;
  • Praticidade: a calçada com pedra portuguesa é fácil de limpar e tem uma baixa necessidade de manutenção;
  • Beleza: a estética desse tipo de trabalho torna-se um diferencial em qualquer espaço, sua beleza é ímpar tanto em projetos rústicos como modernos.

Como calcular o material para a calçada com pedra portuguesa

Tipos de pedras para fachada: Pedra Portuguesa

O procedimento de assentamento do piso ou calçada com pedra portuguesa, depois de estabelecidas as dimensões e anseios para o acabamento final do desenho, é feito em basicamente 4 etapas:

  • Nivelamento e compactação do solo;
  • Aplicação de uma camada de argamassa seca (também chamada de massa seca ou farofa, composta por areia, cimento e, em alguns casos, cal);
  • Colocação das pedras travadas umas contra as outras;
  • Aplicação de mais uma camada de argamassa seca no vão entre as pedras, seguida de água para que se solidifique.

Para calcular a quantidade de matéria-prima necessária, precisamos considerar:

Volume/rendimento das pedras

Em valores aproximados, 1 metro cúbico de pedras portuguesas rende 15 metros quadrados de área da calçada.

Demais materiais envolvidos na obra com as devidas proporções nas misturas

Para a base com argamassa seca, a proporção é de 3 partes de areia para 1 de cimento. Já para o rejunte, são 2 de areia para 1 de cimento.

Cada saco de cimento, para se ter uma ideia, rende cerca de 3,5 metros quadrados de área. Por fim, 1 metro cúbico de areia rende em torno de 10 metros quadrados de área.

Detalhes importantes antes de executar seu projeto

Os profissionais que fazem o assentamento da calçada com pedra portuguesa e a empresa que fornece o material normalmente se encarregam de calcular a quantidade exata de materiais necessários. Por isso, é importante prestar atenção na idoneidade e experiência de quem vai estar ao seu lado na obra.

A calçada com pedra portuguesa também demanda de material de boa procedência para que sejam evitados desperdícios ou dores de cabeça depois da conclusão da obra. Por isso, faça sua escolha com sabedoria para garantir um resultado satisfatório e de qualidade.

A Construbel Pedras possui 3 jazidas em operação, além de logística de entrega com transporte próprio para todo o Brasil. São mais de 20 anos de expertise no mercado, sempre atendendo com agilidade, eficiência e bom preço. Basta fazer um orçamento conosco para comprovar como o nosso custo-benefício compensa.

Gostou das dicas de hoje? Então acompanhe as redes sociais da Construbel para estar sempre a par das novidades. Nos vemos no próximo post do blog!

Faça agora seu orçamento 728x90

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*