• Ligue agora: (31) 3776-5116| (31) 99741-1158
Mosaico Português na Praça do Rossio, em Portugal

O mosaico português é uma espécie de revestimento muito utilizado em espaços públicos como passeios e praças. Mas, tem ganhado espaço também em espaços privados como as residências que aliam contemporaneidade com um toque de personalidade.

Por falar nisso, nossa casa é nosso lugar no mundo, certo? E esse cantinho especial diz muito sobre nossa personalidade, gostos pessoais e influências. Inclusive, há quem afirme que ele nos represente intimamente.

Cada cômodo, cada espaço interno e externo, bem como cada item da decoração da sua casa, têm valores simbólicos agregados. Integrar isso tudo com a cultura do mundo contemporâneo tem sido o desafio de inúmeros arquitetos e decoradores. Não basta nos entregarmos às tendências se elas não estiverem conectadas conosco de alguma forma.

Hoje conversaremos sobre um tipo de decoração que está em voga e que, certamente, já faz parte do nosso cotidiano de alguma maneira: o mosaico português. Conhecido pelo adorno em calçadas do Brasil e do mundo, esses pequenos bloquinhos encaixados estão no chão e nas paredes de projetos arquitetônicos residenciais e corporativos.

Vamos bater um papo sobre sua história, características e ainda conferir alguns modelos e ideias para aplicar na sua obra. Não perca essas dicas valiosas!

A história do mosaico português

Entregamos em todo o brasil 300X300No final do século XV e início do século XVI, Dom Manuel I, rei de Portugal, ordenou o calcetamento das ruas de Lisboa. A intenção era prepara-se para a chegada de uma comitiva estrangeira e evitar a lama na passagem pelo local. Esse foi o primeiro marco histórico que podemos relacionar com as calçadas portuguesas.

No entanto, foi somente no século XIX que essa arte se aprimorou, foi transformada em mosaico português e conquistou o mundo. Tanto que acabaram tornando-se uma das mais tradicionais formas de pavimentar espaços públicos como praças e passeios.

No Brasil, as pedras portuguesas chegaram pois eram utilizadas como contrapesos nos navios. Não tardou para que aqui também começasse a se espalhar vários modelos de mosaico português através da técnica dos calceteiros portugueses – profissionais que dominam a arte de criar e instalar mosaico português de forma milimetricamente perfeita.

Usualmente contrastando pedras pretas e brancas, os desenhos formados acabaram seguindo padrões diferentes ao longo das décadas. Contudo, até hoje atraem os olhares dos mais atentos ao chão que pisamos.

A inspiração que vem das ruas: conheça alguns exemplos de mosaico português famosos

A técnica do mosaico português, também chamada de petit-pavé, ainda que seja tipicamente lusitana, está presente em países que tiveram ou não a presença do povo português. Quer ver alguns exemplos?

1. Copacabana – Rio de Janeiro, Brasil

O calçadão da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, é um dos pontos turísticos mais icônicos do mundo. Seu mosaico português denominado “mar largo” foi implementado pelo prefeito Paulo de Frontin, no início do século XIX, em homenagem aos nossos colonizadores.

Um mosaico português exatamente igual é encontrado na praça do Rocio em Lisboa. No entanto, em terras portuguesas a ideia era mostrar o encontro do Rio Tejo com o oceano Atlântico. Já em terras brasileiras a ideia era mostrar o efeito das ondas do mar.

Na década de 1960, a orla da praia de Copacabana passou pela sua última reforma. Foi quando o artista plástico Roberto Burle Marx modernizou a calçada e ampliou o seu tamanho. Ele inverteu a direção das ondas para a forma como as conhecemos hoje.

Mosaico Português em Copacabana - RJ

2. Central Park – Nova York, EUA

O Central Park de Nova York recebeu, na década de 1980, mais um ponto de parada obrigatório para as fotografias dos turistas e transeuntes que passam por ali. Trata-se do memorial Strawberry Fields, em homenagem a John Lennon – um dos integrantes mais controversos da banda The Beatles.

Inspirado no mosaico português, observamos um círculo com padrões em torno da palavra IMAGINE, que é o título de uma das músicas mais conhecidas do grupo. Vale lembrar que John Lennon vivia em Nova York quando foi assassinado e costumava caminhar com sua esposa Yoko Ono na área do memorial.

Mosaico Português - Central Park

3. Centro Histórico – Curitiba, Brasil

Em diversos pontos do Centro Histórico de Curitiba, vemos mosaicos portugueses diferentes. Dentre os mais famosos, estão os da Praça Osório, que formam a rosácea paranista – remetendo à pinhas e pinhões.

Acredita-se que o mosaico português chegou à Curitiba na década de 1920. Todavia, é conhecido na cidade pelo seu nome francês: petit-pavé. De qualquer forma, as combinações bicolores fazem parte da identidade e da história dos espaços públicos da capital paranaense.

Mosaico Português no Centro Histórico, Curitiba

Por que aplicar o mosaico português na sua obra?

A escolha do mosaico português confere muita personalidade e bom gosto à sua obra. Além disso, com sua enorme variedade de cores, é possível criar composições e contrastes únicos. O desenho, logotipo, sigla ou qualquer padrão que estiver na sua imaginação pode parar na sua calçada ou parede.

Além da customização, ainda há outras vantagens que a pedra portuguesa permite para seu projeto. Dentre elas, a durabilidade, a resistência e o ar contemporâneo. É possível aliar beleza e versatilidade à esse material com origens históricas tão interessantes, que nunca sai de moda e é atemporal.

Modelos e ideias de mosaico português para usar na sua obra

A seguir, compilamos ideias e modelos de mosaico português que você pode usar como inspiração. Perceba como é fácil soltar a criatividade e colocar sua ideia em prática com essa técnica:

1. O calçadão de Copacabana na sua garagem

Com sofisticação e elegância, podem ser criados padrões exclusivos ou já conhecidos nas calçadas da sua residência. O material é ideal para resistir ao tráfego de automóveis e drenar a água da chuva. Além disso, o mosaico português não gera barulhos irritantes no atrito com os pneus e é antiderrapante.

Calçada em Mosaico Português como em Copacabana

2. Que tal uma rosa dos ventos?

Seja em ambientes corporativos, em condomínios ou na sua própria residência, o desenho da rosa dos ventos formado pelo mosaico português é cheio de graça. Ele remete à viagens mundo afora e, literalmente, direciona quem o visualiza.

Mosaico Português com desenho Rosa dos Ventos

3. Variando nas cores

Se a ideia é sair do tradicional preto e branco, há outras cores para criar padrões ainda mais exclusivos e delicados.

Mosaico Português Amarelo e Branco

4. Arabescos e outros ornamentos

Gosta de arabescos? Veja só essa obra incrível, também realizada com o nosso apoio e material de primeira qualidade.

Mosaico Português em forma de Arabescos

Das calçadas para as paredes

Aqui nós apresentamos alguns exemplos de mosaico português em calçadas e espaços públicos, entretanto é sempre bom lembrar que esse revestimento tem chamado a atenção também em muros e paredes. Seja no painel da televisão ou em qualquer parede da sua preferência, o destaque proporcionado pelo mosaico português jamais passam despercebidos.

Assim, encerramos a publicação de hoje. Esperamos que você tenha gostado das dicas sobre mosaico português. Qualquer dúvida, estamos à sua disposição! Contate-nos agora mesmo.

Ainda tem dúvidas sobre o que é exatamente o mosaico português? Clique no link a seguir e tire suas principais dúvidas sobre esse revestimento no post Entenda de uma vez por todas o que é mosaico português.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*