• Ligue agora: (31) 3776-5116| (31) 99741-1158
Mosaico Português

Oriundo das pedras portuguesas, o mosaico português é lindo e vistoso. Parecem, de certa forma, muito difíceis de serem feitos, porém não é bem assim. O mosaico na verdade é apenas uma das formas de utilização e de revestimento das pedras portuguesas, criando formatos e desenhos com as diferentes cores da pedra.

O mosaico português é um revestimento muito utilizado na pavimentação de ruas, em locais de passeios, praças e espaços públicos em geral. Mas em espaços privados, os mosaicos portugueses também têm se destacando gradativamente.

De onde vem a matéria-prima do mosaico português?

Os belos desenhos e o mosaico português que costumamos ver são feitos pela pedra portuguesa. Essa pedra possui, em sua composição, basalto e calcário e é daí que vem sua alta durabilidade e versatilidade. As mesmas começaram a ser utilizadas em Portugal, em meados do século XIX, quando o governador de Portugal resolveu fazer um experimento. Ao obter sucesso, passaram então a pavimentar vários locais com esse material.

Logo, passaram a utilizar os formatos e cores da pedra portuguesa para formar desenhos e mosaicos. Além de ter muito destaque em Portugal, aqui no Brasil podem ser admiradas, por exemplo, em Copacabana no RJ. Lá é um exemplo icônico do mosaico português inspirado nas ondas do mar.

O mosaico português é um dos mais utilizados para pavimentação e para decoração também. Afinal, os desenhos arquitetônicos cheio de contrastes originam imagens belas e cheias de personalidade.

Se o seu intuito é comprar pedras naturais para revestir com bom gosto e elegância, a pedra portuguesa é uma boa opção para se investir.

Mosaico Português em Copacabana
Mosaico Português no Calçadão de Copacabana, utilizando Pedra Portuguesa nas cores preto e branco neve, representando as ondas do mar.

E o que é o mosaico português, afinal?

O mosaico português nada mais é do que o nome dado aos desenhos feitos com pedra portuguesa. Pode ser facilmente identificado como revestimento de piso de pavimentações de praças e espaços públicos.

Com relação as cores disponíveis, o que devemos analisar é o local de compra, pois alguns locais possuem algumas cores e outros não. Na Construbel Pedras, por exemplo, as pedras portuguesas estão disponíveis nas cores: branco gelo, branco neve, cinza, creme, amarelo, vermelho, preto, multicor e o paralelepípedo.

Onde usar o mosaico português?

Calçada com Mosaico PortuguêsQuer usar o mosaico português e não sabe onde? Então a resposta é: onde sua imaginar mandar! Pode usar na sua garagem, deck de suas piscinas, na sua calçada, dentro de sua casa, na sua parede ou piso, etc. São vários os locais que aceitam a utilização desse tipo de revestimento.

É importante ter em mente o local desejado antes da aplicação e um projeto no papel para simplificar o trabalho do profissional que irá aplicá-lo. Procure lembrar que as escolhas das cores são muito importantes também, principalmente no momento da reposição. Por esse motivo todo o cuidado na escolha é pouco.

Ao pensar em fazer um mosaico português, imaginamos que sua aplicação é complexa. Pelo contrário, é mais fácil do que parece inicialmente. De toda forma, o ideal é sempre ter uma pessoa que tenha experiência em colocação desse tipo de material. Afinal, são sensíveis e os cuidados devem ser dobrados para evitar que elas manchem ou soltem com facilidade.

Ainda tem dúvidas sobre onde usar o mosaico português? Inspire-se com nosso post Mosaico Português – 4 modelos e ideias perfeitas para usar em sua obra.

Como aplicar o mosaico português?

Na hora de assentar o mosaico português não existe muito mistério. Nós criamos um passo-a-passo simples que vai te ajudar nesse processo (ou pelo menos entender como deve ser feito).

  1. Para começar a aplicação, o terreno deve ser bem plano e você deve ter um bom espaço para colocação das pedras;
  2. Pegue então uma argamassa, que deve estar seca, e assente as pedras sobre ela. Para fazer essa argamassa, use 1 parte de cimento e 3 de areia;
  3. Para que você consiga assentar as pedras, você deve então misturar cimento e areia uma proporção maior de areia e dessa forma preencher todos os vãos de areia;
  4. Pegue um soquete (tábua larga que serve para nivelar o piso corretamente) e bata levemente nas pedras, para que elas se fixem;
  5. Jogue um pouco de água nas pedras;
  6. No outro dia, jogue água abundantemente no mosaico português e repita isso por 5 dias.
  7. Evite qualquer trânsito no local da aplicação do mosaico português. Procure sempre limpar todo e qualquer resquício que, por acaso, tenham ficado nas pedras e nos vãos. Mas tome cuidado para não tirar nenhuma parte do rejunte do local.

As pedras devem ser colocadas com uma pequena distância entre elas, visto que não podem ficar muito juntas, justamente pelo fato de serem rústicas.

Quais cuidados devem ser tomados com o mosaico português?

Mosaico Português feito pela Construbel PedrasUm dos cuidados que devemos ter com o mosaico português, é na hora de limpar. Sabemos que, como são produtos naturais, eles precisam ter um cuidado maior na hora de limpar. O ideal é que você sempre utilize produtos neutros, que não provoquem desgaste nas pedras, água e sabão.

Quanto ao processo de comprar as pedras para montar um mosaico português, o ideal é sempre analisar antes. Você deve procurar uma empresa fornecedora de pedras portuguesas conceituada no mercado, que entregue produtos de qualidade e com preço justo. Afinal, é a sua obra e você não vai querer comprar produtos que não traga o resultado desejado, não é mesmo?

Um passo importante em direção a isso é fazer um orçamento, verificar outros locais que utilizaram os materiais desse fornecedor e o testemunho de quem já comprou. Algumas empresas desse segmento possuem uma página somente com a galeria de fotos dos trabalhos realizados. Essa é uma maneira de conhecer melhor o fornecedor e não errar na hora de comprar as pedras para criar seu mosaico português.

Peça seu orçamento na Construbel Pedras

Nós acabamos de falar sobre o que é o mosaico português, onde utilizá-lo e como assentá-lo. Agora que você entendeu todo esse processo, que tal fazer um orçamento sem compromisso para verificar se a utilização desse material é uma boa opção para sua obra?

Ademais, devemos lembrar que as pedras naturais conseguem levar uma beleza e charme especial para os ambientes interno e externo da residência. Faça seu orçamento conosco e surpreenda-se com o custo x benefício desse revestimento.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*