• Ligue agora: (31) 3776-5116| (31) 99741-1158
Obras com Pedra Portuguesa Preta

Não é apenas a arquitetura de grandes prédios e casarões que guarda segredos. O chão debaixo dos nossos pés também reflete muito sobre nossa história. A pedra portuguesa preta, por exemplo, é uma das cores de pedra portuguesa consagradas desde o século XIX pelas suas composições sui generis.

Os mosaicos formados pelas pedras portuguesas são icônicos e fazem parte dos cartões-postais de diversas cidades do Brasil e do mundo. Também conhecidos como petit-pavé ou mosaico português, eles surgiram em Portugal decorrentes do trabalho dos grilhetas. O conceito acabou influenciando diferentes períodos desde então e faz parte do nosso patrimônio cultural.

Comumente empregada na pavimentação de passeios públicos e também em espaços privados, a pedra portuguesa é muito resistente. Além disso, os padrões decorativos decorrentes do contraste entre suas cores também são versáteis. Contudo, uma tendência tem se revelado forte ultimamente: o uso exclusivo da pedra portuguesa preta na decoração.

No artigo de hoje, conversaremos a respeito do seu uso em interiores e exteriores. Você perceberá como ela é funcional e duradoura. Além disso, obviamente, terá um grande valor estético que denota bom gosto.

Como escolher a pedra certa para sua obra

Ainda está em dúvida sobre escolher a pedra portuguesa preta ou outra variedade? A cor, o tamanho e o tipo da pedra que será utilizada na sua obra depende muito do seu gosto pessoal e também da função que ela terá onde será instalada.

Nos revestimentos de paredes externas, pedras maiores são as mais recomendadas. Contudo, se a ideia é algo um pouco mais suave ou então revestimentos internos, a pedra portuguesa apresenta-se como uma solução ideal. A maneira como ela será empregada é que dará o devido impacto ou sutileza, conforme o projeto que se tem em mente.

Um detalhe importante sobre a aplicação da pedra portuguesa preta é que ela pode ser utilizada tanto em projetos mais contemporâneos como também em ambientes tradicionais. O acabamento proporcionará um aspecto marcante e imponente ao espaço, independentemente de qual ele seja.

Pedra portuguesa preta na decoração: conheça as vantagens

A pedra portuguesa preta é bastante versátil. Normalmente, ela é a escolhida para decorar lavabos, banheiros, adegas, cozinhas e salas. Mas também cai bem em varandas, quartos, garagens e jardins.

Devido às suas vantagens significativas, o revestimento com pedra portuguesa preta está sendo muito empregado em decoração de paredes e pisos. Porém, a beleza e sofisticação dessas pedras naturais vão além da estética. Quer ver só? Acompanhe, a seguir, mais benefícios:

  • São fáceis de manter e exigem pouquíssima manutenção;
  • São extremamente resistentes e duráveis;
  • Podem ser utilizadas em áreas internas e externas;
  • Resistem ao fogo, à água e ao vento;
  • Não atraem cupins ou outros animais incômodos;
  • Em lugares com verões muito quentes, deixam o ambiente mais fresco;
  • São de fácil aplicação e não causam muita sujeira;
  • Têm adesão descomplicada à diversas superfícies;
  • Podem ser encontradas em diferentes formatos e adaptadas em diversos projetos;
  • Ajudam a preencher espaços e criar composições interessantes com outros materiais ou móveis;
  • Quando aliadas à uma iluminação diferenciada, criam ambientes cenográficos e elegantes.

4 obras com pedra portuguesa preta para você se inspirar

Basta ficarmos de olho nas mostras de decoração e revistas ou blogs especializados no assunto, que percebemos como as pedras naturais são usadas como revestimento nas paredes e pisos constantemente. A pedra portuguesa preta é uma tendência que veio para ficar e pode ser explorada em inúmeras propostas de arquitetura e decoração.

O antigo trabalho dos calceteiros portugueses parece estar sempre se reinventando. E, como sugestões para as suas criações e projetos, trouxemos algumas ideias de obras nas quais você pode se inspirar. São todas ideias que envolvem o uso da pedra portuguesa preta como revestimento e que podem fazer aquele cantinho especial da sua casa ou trabalho ainda mais aconchegante. Veja só:

1. No JARDIM

A pedra portuguesa preta contrasta muito bem com as plantas e também com os móveis de jardim. O verde fica em evidência. Os artigos em vime sintético com almofadas claras e/ou coloridas, são uma ótima combinação com as pedras portuguesas pretas. Peças de cerâmica, da mesma maneira, se encaixam muito bem nesse contexto. Não há quem resista ao requinte de um espaço como esse, não é mesmo?

Jardim com Pedra Portuguesa Preta

2. Na BANCADA

Seja em uma cozinha com conceito aberto ou em qualquer tipo de balcão, a colocação da pedra portuguesa preta na bancada chama a atenção de quem adentra o ambiente. Com uma boa iluminação e com o uso de banquetas altas, fica um charme. Novamente, o arranjo com plantas e também o uso de outros tons, como o da madeira, criam uma excelente composição.

Bancada em Pedra Portuguesa Preta

3. No ESCRITÓRIO

A imponência do revestimento de parede em pedra portuguesa preta jamais passa despercebida em um ambiente corporativo. A cor e a textura criam um visual gráfico, sóbrio e neutralizam o espaço, combinando muito bem os objetos de uso recorrente no escritório. Essa estratégia também pode ser associada à força e solidez nos seus negócios.

Escritório com fachada em Pedra Portuguesa Preta

4. Na GARAGEM

Quer um piso resistente sem abrir mão da elegância na sua garagem? A pedra portuguesa preta é uma opção excelente! Não é por acaso que essa seja a pedra mais utilizada em espaços públicos, pois ela tem grande durabilidade e resiste ao trânsito constante de pedestres e veículos. Além disso, abre um leque de possibilidades de personalização e contraste com outras cores, como no exemplo a seguir.

Garagem com Pedra Portuguesa Preta

Custo e instalação da pedra portuguesa preta

Após a escolha do local onde será aplicada a pedra portuguesa preta, faz-se fundamental contar com o apoio de um profissional bem qualificado para a instalação da mesma. O valor da mão de obra e acabamento, normalmente, fica em torno de R$ 60 a R$ 120 o metro quadrado.

E, antes mesmo de escolher a sua mão de obra, fique atento para selecionar uma empresa com matéria-prima de qualidade para fornecer o material para sua obra.

Na Construbel Pedras você encontra uma infinidade de cores da pedra portuguesa, incluindo a preta. Que tal entrar em contato conosco e fazer agora mesmo o seu orçamento? Ficaremos satisfeitos em bem atendê-lo!

Esperamos ver você em breve no nosso blog novamente, para ficar por dentro de todas as dicas sobre construção e decoração com pedra  portuguesa. Até a próxima!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*