• Ligue agora: (31) 3776-5116| (31) 99741-1158
4 Opções de Piso ou Pedra para Garagem

Usualmente, fala-se muito sobre revestimentos dos cômodos internos de uma casa. Espaços externos nem sempre recebem a devida atenção, como a análise do piso ou pedra para garagem e calçadas, por exemplo. Há quem opte até mesmo pelo reaproveitamento de materiais da área interna ou pela alternativa mais em conta que encontrar no mercado. Isso pode ser um tanto quanto perigoso.

Se levarmos em consideração as peculiaridades dessa parte estratégica da residência, onde pessoas e carros vão circular com frequência, muitos percalços podem ser evitados. Fazer uma boa escolha, considerando todos os itens necessários, representa um investimento inteligente pois poupa o proprietário de uma inevitável e inoportuna troca no futuro.

É essencial que se considere a resistência do material para que suporte o peso do veículo, bem como características relacionadas ao escorregamento, manutenção e limpeza. Tendo esses e outros aspectos em vista, preparamos hoje um artigo especialmente dedicado à opções de pedra para garagem e demais pisos que podem ser selecionados para sua obra. Fique de olho nas dicas a seguir!

Fatores essenciais na escolha do piso e pedra para garagem

Antes de mais nada, é importante estarmos atentos para alguns itens primordiais ao selecionarmos os materiais que revestirão o piso da construção. O piso ou pedra para garagem é mais adequado quando apresenta:

  • Resistência e durabilidade

Ao escolher um material adequado e de boa qualidade, eliminam-se as chances de o piso afundar com o peso do carro ou de ocorrerem solturas e quebras. O mais recomendado é utilizar pedra para garagem com aspectos naturais, pois estas resistem à muitas décadas mesmo com a circulação intensa de veículos.

  • Aspereza

Devido a essa ser uma área exposta à mais sujeira proveniente não apenas da circulação mas também de resíduos do próprio carro, a exposição à água será constante. O mesmo se aplica para os dias de chuva. Nesse sentido, o piso ou pedra para garagem precisa ser antiderrapante para evitar derrapagens e quedas.

  • Permeabilidade

A drenagem e a permeabilidade, dependendo do espaço e da inclinação do terreno, precisam ser consideradas também na hora de escolher o piso ou pedra para garagem. Assim, evitam-se problemas com acúmulo de água que podem danificar a estrutura ou causar bolores.

  • Efeitos sonoros

O atrito dos pneus com o piso, dependendo do tipo de material que for escolhido, pode vir a se tornar uma verdadeira dor de cabeça para sua família e para a vizinhança. Preste atenção nesse quesito.

  • Manutenção

A sujeira dos pneus, vazamentos de óleo e a própria exposição aos efeitos do tempo, resultam na manutenção e limpeza do piso. É importante escolher um piso ou pedra para garagem que facilite seu trabalho nesse sentido.

  • Estética

São infindáveis as alternativas de decoração que o arranjo de pedras para garagem podem promover, dependendo do tipo. O requinte e bom gosto atrelados às qualidades estéticas do piso podem custar bem menos do que você imagina. Eles dão um charme todo especial à sua decoração, valorizando a área externa.

5 opções de pisos e pedras para garagem

As opções de pedra para garagem, além de terem um efeito ornamental singular, também são mais duráveis e espessas. Por já possuírem faces ásperas e levemente irregulares, são naturalmente antiderrapantes. A relação entre custo e benefício acaba se tornando um fator significativo.

Selecionamos três pedras para garagem diferentes e mais dois revestimentos alternativos. Veja só:

1. Piso de Concreto

Figurando como o mais econômico de todos, o piso de concreto é uma possibilidade interessante para quem não está com muita verba disponível. Também conhecido como Contrapiso, esse revestimento é utilizado como base para assentar outros tipos de piso por cima. Por isso, pode ser uma medida provisória na sua obra.

O revestimento para garagem com concreto pode ser feito liso, com acabamento em cimento queimado, que inclusive tem conquistado o coração dos amantes de arquitetura e decoração.

A maior desvantagem acerca desse revestimento é a dificuldade de mantê-lo limpo e livre das manchas.

Piso e Pedra para Garagem - Piso em Concreto ou Cimento Queimado

2. Piso Cerâmico

Os pisos cerâmicos são considerados mais práticos de instalar. Dependendo da versão, também possuem preços atrativos em um primeiro momento. Porém, é preciso considerar as minuciosidades de cada tipo:

  • Piso cerâmico liso: barato e fácil de limpar, mas normalmente causam muito barulho e são escorregadios;
  • Piso cerâmico emborrachado: provoca menos ruídos e é antiderrapante, mas sua higienização é mais complexa.

 

Piso ou Pedra para Garagem - Cerâmico Liso

3. Piso de Fulget

Entre as opções de piso ou pedra para garagem, o fulget ou granilite lavado vem se destacando e sendo muito utilizado. O fulget é uma combinação entre cimento, aditivos e granulados de pedras naturais de várias cores.

Esse material é excelente para garagens pois possui textura áspera e antiderrapante. Além disso, possuem alta durabilidade, custo acessível e são fáceis de lavar. A manutenção desse material deve ser realizada a cada 1 ano com limpeza pesada e, caso alguma área esteja danificada, é possível ser refeita sem nenhuma complicação.

Piso ou Pedra para Garagem - Fulget

4. Piso de Pedra Miracema

A Miracema é um revestimento em pedra natural de Granito Bruto, muito versátil e resistente. Recomendado para áreas externas, garagens e estacionamentos pela durabilidade e beleza. Seus tons de cinza são facilmente combinados com a fachada de qualquer residência. Destaca-se, entre seus atributos, a aspereza. Por isso, é excelente também para rampas de garagem.

A limpeza rotineira dessa pedra para garagem pode ser feita com vassouras de cerdas duras ou máquinas de jato d’água. Para retomar à aparência natural, podem ser empregados produtos específicos periodicamente.

Piso ou Pedra para Garagem - Pedra Miracema

5. Piso de Pedra Portuguesa

A Pedra Portuguesa, também conhecido como Mosaico Português ou Petit-Pavê, é uma das alternativas mais resistentes, sofisticadas e funcionais de pedra para garagem. É ótima para rampas, inclusive. Não é à toa que seja a preferida em passeios públicos e ambientes com grande circulação de pessoas.

As cores disponíveis (amarelo, branco neve, branco gelo, cinza, preto, creme, vermelho, multicor e paralelepípedo) garantem inúmeras possibilidades de arranjos na decoração. O contraste é um dos seus usos mais frequentes, inclusive em conhecidos pontos turísticos, como o célebre calçadão da praia de Copacabana.

A limpeza e manutenção são descomplicadas. Recomenda-se a higiene periódica com máquinas de jato d’água para evitar que sujeiras fiquem encrustadas entre as rochas.

Se você gostou do piso de pedra portuguesa, confira nosso artigo Hora de escolher os pisos? Conheça os prós e contras do piso de mosaico português e tire suas dúvidas sobre esse tipo de revestimento.

Piso ou Pedra para Garagem - Pedra Portuguesa

E aí, gostou das nossas dicas? Tem a intenção de construir ou remodelar o estacionamento da sua residência, investindo em um piso ou pedra para garagem? Então entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo e realizar o seu orçamento! Nos vemos em breve e até o próximo post.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*