• Ligue agora: (31) 3776-5116| (31) 99741-1158
Tipos de Pedras Decorativas para Parede

Por conta da grandiosa variedade de cores, formas e características próprias, as pedras decorativas para parede são um dos revestimentos mais procurados atualmente. Por trazerem um toque rústico e diferenciado, elas combinam com projetos contemporâneos, bucólicos ou tradicionais.

Sua versatilidade e qualidade dão um toque de classe harmonioso com os demais elementos da decoração. O espaço fica mais personalizado ao passo que também substitui outros materiais convencionais. Além do mais, fachadas e interiores podem ser beneficiados com tal artifício.

Para inspirar sua criatividade, hoje vamos conversar sobre a textura e o visual que as pedras decorativas para parede trazem para a decoração da sua casa ou espaço de trabalho. Conforme o seu gosto pessoal e orçamento, é possível fazer maravilhas com elas. Olhe só!

Vantagens em utilizar pedras decorativas para parede na sua obra

Se a sua intenção é revestir uma ou mais paredes com um material durável e, ao mesmo tempo, bonito, as pedras decorativas para paredes são a melhor opção. Não é por acaso que elas se tornaram uma tendência e estão na moda quando o assunto é arquitetura e decoração.

Cada parede e projeto, dependendo da intenção do revestimento, vai fazer uso de uma matéria-prima básica diferente. No entanto, alguns itens são comuns à todas as pedras decorativas para parede. Elas saíram do chão e ganharam as paredes, por diversas razões:

  • As pedras decorativas para parede valorizam o preço da sua construção;
  • São extremamente resistentes e duráveis;
  • Possuem uma beleza inigualável;
  • São práticas e não demandam muita manutenção;
  • Pedras Decorativas para parede são sinônimos de requinte e elegância na decoração;
  • Podem adornar tanto paredes internas quanto externas;
  • Criam efeitos incríveis quando combinadas à iluminação;
  • Ajudam a equilibrar a temperatura do ambiente, principalmente nos dias de calor;
  • Suportam o vento, o fogo e a água;
  • Como são pedras naturais, as pedras decorativas para parede não atraem cupins ou outros animais do gênero.

As pedras decorativas para parede, inclusive, estão ganhando espaço na decoração de ambientes internos em detrimentos de outras formas de revestimento. A única restrição é quanto à fixação em paredes de Dry Wall, devido ao peso do material.

Como escolher a pedra decorativa para parede ideal

O gosto pessoal é fator determinante na escolha da cor, do tipo e do tamanho da pedra decorativa para parede que será usada. A orientação de um profissional da área, como um arquiteto ou designer de interiores, é essencial nesse processo.

Nas superfícies maiores, como em ambientes externos, normalmente opta-se por pedras maiores. Já nos espaços internos ou menores, a melhor pedida são as pedras decorativas mais delicadas. De qualquer maneira, ambas serão impactantes e trarão efeitos fantásticos.

Assim como acontece com as cores das tintas, a tonalidade das pedras decorativas para paredes também vão influenciar no clima que vai ser gerado no espaço em que forem aplicadas. Pedras claras conferem uma atmosfera mais leve e iluminada. Já as escuras, trazem sobriedade e precisam de reforço extra na iluminação.

Ainda há de se observar os materiais no entorno que irão contrastar com as pedras. Madeira, por exemplo, ajuda a trazer uma sensação de aconchego. A combinação de elementos com linhas finas e tecnológicas, como os aparelhos de televisão, também são excelentes para criar contraste com a rusticidade e rigidez das pedras.

Independentemente dos seus critérios, no mercado é possível encontrar pedras naturais em placas, filetes, cubos e outros formatos. Não há regras de certo e errado, basta equilíbrio para destacar esse elemento com bom gosto.

5 sugestões incríveis de pedras decorativas para parede

Para facilitar sua escolha, compilamos algumas sugestões e dicas de pedras decorativas para parede que fazem o maior sucesso nos projetos atuais. Escolha a sua favorita!

1. Mármores e granitos

Essas pedras já são velhas conhecidas, muito utilizadas em tampos para copas, lavabos e moldura de churrasqueiras. Contudo, também podem ser utilizadas em paredes. No banheiro, por exemplo, trazem a grande vantagem de dispensar o uso de produtos específicos para a higienização.

Suas cores são variadas e junto com elas o seu preço. De qualquer forma, mármores e granitos são resistentes e muito tradicionais na decoração.

Pedras Decorativas para Parede - Mármore
Sala de estar com parede revestida em Mármore
Pedras Decorativas para Parede - Granito
Parede de destaque no quarto utilizando granito e fazendo composição com piso de madeira.

2. Pedra Ardósia

Se a ideia é sair do tradicional e inovar, a Ardósia pode ser um bom começo quanto à escolha das pedras decorativas para parede. Suas propriedades são vantajosas, apresentando baixa porosidade e sendo bastante resistente.

Além do estilo único, também conta com facilidade na sua aplicação. Ela é vendida em lajotas regulares que se assemelham aos azulejos, mas com muito mais requinte. Também pode ser adquirida em placas irregulares, por quem deseja efeitos mais artísticos.

Suas cores variam. É possível encontrar Ardósia nas cores: cinza, preta, vinho, verde e ferrugem. Por não possuir faces reflexivas, valoriza os materiais próximos a ela. Fica ótima com madeira e metais com cores mais claras, combinando facilmente em paredes de banheiros.

Pedras Decorativas para Parede - Ardósia
Pedra Ardósia na cor preta revestimento tanto a parede quanto o piso do banheiro, fazendo composição com espelhos e elementos claros.

3. Pedra São Tomé

A pedra São Tomé é originária da cidade de São Thomé das Letras, em Minas Gerais. Trata-se de um quartzito com texturas lindas. Além disso, é uma das pedras decorativas de parede que não retém calor e compõe muito bem com outros materiais e acabamentos.

Suas cores são claras e combinam tanto com fachadas externas como com paredes internas. A limpeza é simples e demanda apenas de uma vassoura de pelagem dura ou, no máximo, o uso de máquinas de jato de água com alta pressão.

Pedras Decorativas para Parede - Pedra São Tomé
Fachada destaque utilizando mosaico de Pedra São Tomé branca.

4. Pedra Portuguesa

Os mosaicos formados pelas pedras portuguesas são considerados patrimônio histórico em diversas calçadas mundo afora. Entre as pedras decorativas para parede, a pedra portuguesa também confere sofisticação e beleza, tanto para ambientes internos quanto para ambientes externos.

Figura como uma ótima maneira de revestir paredes com estilo e de uma maneira realmente durável. Por contar com cortes pequenos, é uma das pedras mais versáteis para compor paredes delicadas e impactantes ao mesmo tempo.

Pedras Decorativas para Parede - Pedra Portuguesa
Pedra Portuguesa como revestimento de parede em ambiente integrado, dando destaque ao ambiente da sala de TV.

5. Seixos

Os seixos são uma tendência atualmente. Normalmente encontradas em jardins, os seixos têm se mostrado uma grande aposta de arquitetos e design de interiores para concorrer com as outras opções de pedras decorativas para parede.

Essa pedra decorativa agregam sofisticação, beleza, charme e leveza aos ambientes. Também dão a impressão de ambiente tranquilo e relaxante. Por esse motivo, podemos ver os seixos revestindo paredes de banheiros, salas, áreas de piscina e nos jardins.

Pedras Decorativas para Parede - Seixos
Seixos de cores claras na área de banho, dando um destaque ao ambiente e transmitindo a sensação de tranquilidade sem perder a sofisticação.

Gostou das dicas? Caso tenha alguma dúvida sobre revestimento em pedras naturais, fique a vontade para nos enviar uma mensagem. E se você já teve alguma experiência com algumas das pedras decorativas para parede citadas, aproveite o campo de comentários abaixo e conte-nos sobre sua experiência. Nós vamos adorar saber!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*