• Ligue agora: (31) 3776-5116| (31) 99741-1158
Tipos e Exemplos de Pedras para Fachada

As pedras decorativas são, sem sombra de dúvidas, elementos cheios de encantos. Quando o projeto para a área externa de uma propriedade aposta nesse tipo de revestimento, dificilmente ele passa despercebido. Atualmente, milhares de construções e reformas, que são realizadas considerando as tendências da arquitetura, incluem as pedras para fachada.

As razões que colocaram esse tipo de revestimento entre os favoritos são inúmeras. Precisamos lembrar que a fachada é um cartão de visitas de qualquer tipo de imóvel. O detalhe em pedra natural pode fazer o ambiente mais convidativo e acolhedor. Além disso, confere muito mais estilo e personalidade ao espaço.

Até mesmo o valor de mercado do imóvel tende a ser afetado positivamente. A utilização de pedras para fachada é muito mais elegante que um mero paredão de concreto. Sem falar que não exige pinturas, é resistente e tem uma manutenção bem menos exigente. Os reparos são raramente necessários, propiciando uma ótima relação entre o custo e o benefício.

O mercado de pedrarias conta, hoje em dia, com um leque diversificado de tipos de pedras para fachada. Isso inclui inúmeros tipos de cortes, texturas e tonalidades. Por serem versáteis e combinarem com outros materiais sem maiores complicações, certamente, uma delas vai fechar com o seu orçamento e anseios.

Nos tópicos seguintes, você encontrará os tipos de pedras para fachada que nós mais gostamos. Elas estão tanto em projetos rústicos como contemporâneos, tornando diversas propriedades mais bonitas e imponentes. Com certeza, uma delas vai lhe conquistar.

Principais características das pedras para fachada

Ao escolher as pedras para fachada do seu projeto, é indispensável levar em consideração suas características naturais. A pedra precisa ser adequada para ambientes externos, apresentando resistência contra intempéries e conforto térmico.

As mais indicadas para o revestimento de paredes de muros e fachadas são:

Pedra Portuguesa

Historicamente utilizado nos países com influência portuguesa, o mosaico com pedras de basalto e calcário não se restringe apenas às calçadas. A Pedra Portuguesa é resistente, fácil de manter e confere uma delicadeza requintada à fachada de qualquer residência ou imóvel comercial. Entre as pedras para fachada, é a que permite, ainda, a personalização dos padrões que se formam com os contrastes, embora fique muito bonita também quando empregada em uma única cor. Outra vantagem da pedra portuguesa, é que ela combina bem com qualquer outro material, como madeira, aço córten e, claro, uma boa iluminação para destacar o ambiente.

Tipos de pedras para fachada: Pedra Portuguesa

Pedra Mineira

Originária do estado de Minas Gerais, a Pedra Mineira tem tons claros e um dos melhores efeitos atérmicos dentre as opções do mercado. Tanto que, além de servirem como pedras para fachada, também aparecem em bordas de piscinas. Aceita polimento, bem como resina impermeabilizante. É versátil e muito charmosa. Seus cortes podem variar conforme a necessidade e aplicabilidade em cada projeto.

Tipos de pedras para fachada: Pedra Mineira

Pedra São Tomé

Outra pedra que não retém calor e tem uma beleza sem igual é a São Tomé. Permite a utilização de jatos de água de alta pressão e ácidos na sua manutenção estando sempre com aparência de novas. No geral, é mais utilizada em filetes horizontais. Isso ajuda a ampliar a noção de espaço longitudinal.

Tipos de pedras para fachada: Pedra São Tomé

Pedra Ardósia

Uma das pedras para fachada que está normalmente presente em projetos ousados é a Pedra Ardósia. Ela conta com tonalidades mais sóbrias e escuras como cinza, preta, verde, vinho e ferrugem. Sem dúvida, é uma das opções mais estilosas que você vai encontrar no mercado de pedras.

Tipos de pedras para fachada: Pedra Ardósia

Ideias de projetos com pedras para fachada que vão inspirar você

Agora que você já conhece os principais tipos de pedras para fachada que são totalmente compatíveis com a área externa, que tal vê-las em sintonia com outros materiais? Na sequência, algumas ideias de projetos de bom gosto e charme inconfundíveis:

Pedras dispostas com textura para realçar volumes

Quando a intenção é destacar uma parede em especial na fachada, podemos cobri-la com pedras naturais irregulares. A cor e a tonalidade contrastarão com o restante do imóvel, provocando olhares admirados (e pelas razões corretas!);

Exemplos de Pedras para Fachada: Pedra Portuguesa
Fachada revestida com Pedra Portuguesa branca

Pedras para fachada que complementam a cor do imóvel

Vai bem escolher pedras para fachada com cores que combinem com as demais paredes ou pisos da fachada da propriedade. Assim, ela faz seu papel de destaque ainda que com aspecto de degradê;

Exemplos de Pedras para Fachada: Pedra Portuguesa
Fachada revestida com Pedra Portuguesa vermelha

Pedras para fachadas monocromáticas

Apostar em uma única cor, como em diferentes tons de cinza, também é sinal de bom gosto. O resultado final é normalmente simples, mas mesmo assim moderno a ponto de não se tornar monótono;

Exemplos de Pedras para Fachada: Pedra São Tomé
Fachada revestida com Pedra São Tomé

Pedras combinadas com madeiras e transparências

A imponência das pedras para fachada, ainda que super rígidas, pode ser contrastada com superfícies de vidro e elementos em madeira. É justamente o equilíbrio entre os diferentes materiais que irá oferece o diferencial para a obra;

Exemplos de Pedras para Fachada: Pedra Mineira
Fachada revestida com Pedra Mineira

Pedras irregulares para conferir um ar mais rústico

Para os apaixonados pelas casas europeias, as pedras para fachada com tamanhos e cores irregulares são as mais apropriadas para trazer o charme do velho mundo. Combinado com madeira, fica ainda mais atraente.

Exemplos de Pedras para Fachada: Pedra Ardósia
Fachada revestida em Pedra Ardósia cinza

Pedras na entrada principal

Além de trazer mais beleza, o revestimento em pedra na parede da entrada principal do imóvel também ajuda a delimitar o espaço. Isso facilita a localização quando um novo visitante chega ao recinto. Dependendo da escolha das pedras para fachada, é possível realizar uma combinação inusitada com a cor da porta. Fica incrível!

Exemplos de Pedras para Fachada: Pedra Mineira
Fachada revestida em Pedra Mineira amarela

E então, o que achou das dicas de hoje? Muito interessantes, não é mesmo? Conte para nós qual foi, entre as pedras para fachada citadas, a sua preferida na área dos comentários. Caso tenha ficado alguma dúvida, não hesite em deixar para a gente também. Nossa equipe está sempre pronta para lhe atender.

Para quem se animou e quer incluir as pedras para fachada na construção ou reforma da sua propriedade, fazer um orçamento com a Construbel Pedras é muito fácil. Nós temos jazidas próprias, com pedras decorativas de boa procedência e qualidade inconfundível. Além do mais, oferecemos a facilidade de entregar para todo o Brasil.

Acompanhe as novidades nas nossas redes sociais. Nos vemos em breve por aqui, com mais dicas. Até a próxima!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*