• Ligue agora: (31) 3776-5116| (31) 99741-1158
Pedras Decorativas para Jardins

O mercado de pedras decorativas para jardins é bastante variado. São tantas as possibilidades de escolha, que é habitual nos sentirmos em dúvida sobre quais devem ser suas funções. Pois, além do aspecto estético, as pedras naturais também podem desempenhar papéis estratégicos no seu jardim.

Nos projetos paisagísticos, a composição das plantas com pedras de variados tamanhos, formas e cores é sempre única. Tradicionalmente, opta-se pela pedra branca. No entanto, hoje vamos ampliar nossos horizontes e conhecer outros tipos de pedras decorativas para jardins.

Afinal, um jardim desempenha um papel fundamental na nossa residência. Especialmente diante da rotina corrida que levamos atualmente, em que mal temos tempo de contemplar espaços naturais. A propósito, é justamente sobre a importância desse item que conversaremos no primeiro tópico. Acompanhe conosco!

Por que ter um jardim em casa?

O jardim, usualmente formado por várias espécies de plantas, não deixa de ser um organismo vivo na nossa casa. Seu pequeno ecossistema obedece aos ciclos de vida de cada uma das espécies que o compõem. Nesse sentido, a jardinagem possibilita o contato com o meio ambiente e suas constantes mutações.

Ao optar por incluir um jardim na residência, estamos fazendo bem aos nossos olhos e também à nossa saúde. Quem convive diariamente com as plantas, não está fazendo um trabalho bruto, mas sim tendo a delicadeza de lidar com a diversidade biológica que a natureza proporciona.

Conhecer as peculiaridades de cada espécie, ao observar seus ciclos, é recompensador. Mas, se assim preferir, os profissionais da jardinagem também podem auxiliar a manter esse espaço sempre bonito e com as plantas sazonais mais adequadas a fim de deixar o espaço verde da sua residência sempre bonito e vistoso.

Além de tudo, o trabalho de paisagismo valoriza (e muito!) o ambiente, agregando valor à propriedade. Independentemente de tratar-se de um grande pátio ou de uma pequena varanda, certamente o espaço será destacado.

Só que nem só de plantas e flores é composto um jardim. Outros elementos podem e devem ser agregados visando enfatizar a vegetação. Pedras decorativas para jardins são fundamentais para trazer harmonia e sofisticação às áreas verdes. Quer ver só?

6 tipos de pedras decorativas para jardins ideias para seu projeto de jardinagem

As pedras naturais, conforme já mencionamos, são de grande importância nos espaços verdes da sua casa. Elas decoram o jardim, dando mais charme na composição entre as folhagens e as flores. Também podem substituir o excesso de grama, sendo intercaladas e oferecendo contraste de cores e texturas.

A partir de agora, você vai ficar por dentro dos principais tipos de pedras decorativas para jardins que podem ser utilizadas na sua residência. Solte a imaginação e inspire-se!

1. Dolomitas e pedriscos brancos

Em pequenos ambientes e jardins de inverno, os pedriscos brancos são pedras que contrastam bem com as plantas e proporcionam um efeito interessante. O custo do material é baixo e, além de versátil, ajuda a evitar a propagação de ervas daninhas.

Pedras Decorativas para Jardins - Pedriscos Brancos

Já as dolomitas brancas têm um custo um pouco mais elevado. No entanto, também ajudam a formar contrastes e delimitar o espaço. Combinam muito com espécies tropicais e adornos de madeira.

Pedras Decorativas para Jardins - Dolamitas Brancas

2. Seixos

Também conhecidos como pedras de rio, os seixos são pedras arredondadas e mais escuras. Elas ajudam a trazer textura, figurando como uma das pedras decorativas para jardins mais conhecidas e acessíveis.

Por remeter às cores de cerâmica, os seixos combinam com outros tipos de pedra sem dificuldade. Especialmente quando há combinação entre claras e escuras.

Dica de sucesso: misture seixos, pedriscos brancos e granito para compor um ambiente verde charmoso.

Pedras Decorativas para Jardins - Seixos

3. Brita

Pela cor acinzentada, a brita também pode ser uma boa pedida entre as pedras decorativas para jardins. Embora seja mais popular e conhecida na construção civil, quando empregada em grandes jardins que terão a circulação intensa de pessoas ou veículos, torna-se uma opção barata e versátil.

Pedras Decorativas para Jardins - Brita

4. Granito

O granito é uma rocha ígnea, ou seja, proveniente diretamente da solidificação do magma. Isso significa que ela se apresenta como uma das pedras mais resistentes ao peso, calor e erosão.

Assim, pode ser utilizada tanto como pedras decorativas para jardins quanto no mobiliário do espaço. Dependendo do seu tamanho e formato, as peças de granito viram facilmente bancos ou mesas. Além de adornar o ambiente, também são funcionais, pois preenchem lacunas e demais espaços vazios.

Pedras Decorativas para Jardins - Granito

5. Ardósia

A ardósia é muito utilizada em revestimento de residência. Disponíveis nas cores preta, cinza, ferrugem, vinho e verde, a pedra ardósia é, normalmente, vendida em lajotas ou placas. Não é indicada para demarcar caminhos e passeios nos jardins, pois pode se tornar escorregadia na presença de água.

Contudo, é boa opção compondo o revestimento de paredes, pois dão um efeito belíssimo e requintado. Jardins verticais podem ser muito destacados ao usar essa pedra decorativa.

Pedras Decorativas para Jardins - Ardósia

6. Pedra portuguesa

A pedra portuguesa, usualmente utilizada em calçadas e passeios públicos, é uma ótima ideia entre as pedras decorativas para jardins também. Seja delimitando caminhos, passagem de carros ou até mesmo acomodando folhagens, ela se adapta a qualquer uso nesse espaço.

A grande vantagem da pedra portuguesa é a variedade de cores disponível, todas facilmente combinadas em espaços naturais. Elas trazem um ar bucólico e delicado. Na Construbel Pedras, você as encontra nas cores: banca neve, branca gelo, preta, cinza, amarela, creme, vermelha, multicor e paralelepípedo.

Por ser ótima opção por formar mosaicos, você pode usar pedras portuguesas para formar desenhos personalizados que agreguem ainda mais originalidade ao seu jardim.

Para os amantes da boa decoração com pedra portuguesa, confira nosso artigo 8 inspirações de jardim com pedra portuguesa perfeitos para decorar o quintal.

Pedras Decorativas para Jardins - Pedra Portuguesa

Combinando as pedras decorativas para jardins

Tanto em jardins pequenos como em maiores e sejam eles internos ou externos, o ideal é sempre envolver variadas pedras criando uma combinação harmônica de elementos. O resultado visual da presença de diferentes pedras decorativas para jardins e plantas é bonito e, certamente, chama muito a atenção de quem passa.

Integrar a piscina, lounges e outros espaços de convivência da área externa com o jardim também é algo estratégico. Madeira, cerâmica, concreto, vidro e metais são materiais que combinam muito bem com as pedras mencionadas nesse artigo.

É possível, inclusive, criar jardins internos ou de inverno até mesmo onde não há terra ou grama. Vasos de cerâmica e painéis acoplados, dentre outros materiais rústicos, compõem projetos engenhosos e graciosos. Tudo isso ganha ainda mais vida com a presença das pedras decorativas para jardins. Não consegue imaginar como e quer um exemplo? Olha aí:

Pedras Decorativas para Jardins

E aí, gostou das nossas dicas? Já tem o seu projeto de paisagismo em mente? Ao escolher suas pedras decorativas para jardins, não esqueça de entrar em contato conosco. Temos algumas opções de pedras que certamente vão trazer valor estético e funcional ao seu espaço natural. Até mais!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*